Ativando escolas públicas e organizações sociais
Projeto Periferia no Futuro
O projeto visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da Zona Sul de São Paulo, capacitando 120 adolescentes em trabalho, tecnologia da informação, empreendedorismo, inovação e cidadania ao longo de dois anos. Busca-se promover a cidadania ativa, conscientizando os jovens sobre seus direitos e deveres e incentivando a participação social. Também se pretende desenvolver competências essenciais para o trabalho no Século XXI, como comunicação, colaboração e pensamento crítico, além de fomentar o empreendedorismo e a inovação. Outro objetivo é garantir o acesso à tecnologia da informação e sua aplicação no mercado de trabalho, reduzindo a desigualdade digital. O projeto será dividido em módulos de formação, utilizando metodologias ativas e parcerias com empresas locais. Espera-se que os adolescentes estejam preparados para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades e promovendo uma transformação social significativa na região.
Este projeto é financiado pela SMDHC com recursos do FUMCAD, executado por meio de Termo de Fomento com a OSC, nos termos da Lei 13.019/2014 – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.
Arrastão Tecnológico
O projeto atende 120 adolescentes ao longo de um ano de formação (2025 ou 2026), promovendo o desenvolvimento integral por meio de três módulos complementares. No Módulo de Cidadania, os participantes fortalecem a visão crítica e o engajamento social, atuando na busca de soluções para os desafios da comunidade, do bairro e da cidade. O Módulo de Empreendedorismo estimula a criação de soluções inovadoras, o desenvolvimento de projetos e o aprimoramento de competências essenciais para o novo mercado de trabalho. Já o Módulo de Tecnologia capacita os adolescentes com conhecimentos e habilidades básicas para atuação em helpdesk de redes de computadores, ampliando suas oportunidades de inserção profissional.
Arrastão da Gastronomia
O Projeto tem como objetivo promover a qualificação profissional, a inclusão produtiva e o fortalecimento da cidadania de 60 adolescentes, em situação de vulnerabilidade social no bairro de Campo Limpo na cidade de São Paulo, por meio de formação técnica-inicial na área de gastronomia, estimulando o protagonismo juvenil, a permanência escolar e a geração de renda no território.
Fale conosco
Estamos esperando sua mensagem!
- Rua Doutor Joviano Pacheco de Aguirre, 255 - Campo Limpo SP, 05788-290
- arrastao@arrastao.org.br
- (11) 5843-3366
- Fale conosco via WhatsApp
Nosso trabalho esta alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
