Projeto Arrastão
  • Inicio
  • Sobre
    • Quem somos
    • Missão e valores
    • Onde atuamos
    • Diretoria
    • Relatório Anual
  • Projetos
    • Educação Infantil
    • Centro Criança e Adolescente
    • Formação de jovens
    • Empreendedorismo e inovação
    • Desenvolvimento Comunitário
    • Escolas Publicas e Organizações Sociais
    • Temas Transversais
  • Como Ajudar
    • Bazar
    • Doe Cupons
    • Doação Imposto de Renda
    • Contrate o Arrasta Lata
    • Corrida
    • Torne-se um voluntário
  • Notícias
  • Inscreva-se
  • Contato
25 de abril de 2017 por Thamara

Como ensinar palavras?

Como ensinar palavras?
25 de abril de 2017 por Thamara

Descubra quais métodos o Projeto Arrastão adota no ensino de crianças e adolescentes

A questão que dá nome a esse texto tem milhares de respostas. Pedagogos e linguistas de todo o mundo traçam o mesmo desafio a fim de construir novas formas de aprendizado, que possam desenvolver melhor a capacidade de crianças e adolescentes de reconhecer e trabalhar com palavras, e consequentemente textos.

O Projeto Arrastão também faz parte disso e junto ao linguista Élie Bajard criamos a metodologia chamada A Descoberta da Língua Escrita, publicada pela editora Cortez. A obra descreve a estrutura do método de ensino, desde a educação infantil até a para adolescentes.

A descoberta do texto

IMG_5191 (1024x775)

 

As crianças e adolescentes do Projeto Arrastão aprendem as palavras por meio da Descoberta do Texto, que compõe a série de estratégias da pedagogia de Élie. Através delas, os educandos têm uma exposição do texto em que, de forma fragmentada, vão construindo o seu entendimento.

A “fragmentação” acontece porque o processo é invertido: ao invés do modelo tradicional, em que os jovens leem o texto todo e depois o educador faz sua exposição, são os jovens quem primeiro dão suas impressões. Ao fazerem isso, eles marcam as palavras que justificam esse entendimento.

Um a um, eles explicam fazendo marcações em diferentes pontos, e o professor faz questionamentos sobre as palavras sublinhadas. Após isso, o professor marca pistas sobre todas as marcações, a fim de alinhar as diversas compreensões que o texto sugeriu para as crianças.

Por fim, com todas as análises reunidas, a visão se amplia, e novamente os educandos expressam o que entenderam do texto. Essa compreensão torna-se maior e concisa. Mais do que isso, eles conhecem novas palavras, novas construções sintáticas e, principalmente, novos conteúdos.

Na prática!

A educadora Juliana, do CCA, fez uma exposição da Descoberta do Texto em sua sala. A turma tem crianças de 11 e 12 anos. Nesta ocasião, outros professores também acompanharam a aula, para desenvolverem a atividade para seus educandos.

O texto escolhido foi o mito nórdico A Árvore da Vida.

IMG_5198 (1024x760)
Texto impresso também guiou a conversa.

 

Você conhece?

O mito nórdico, A Árvore da Vida, fala sobre a importância delas para a vida do homem, e essencialmente da terra. Confira o texto abaixo:

“Árvores sempre foram reconhecidas como a melhor dádiva da natureza à raça humana. Elas fornecem alimento, abrigo, ferramentas, remédios, barcos, fogo, armas, vestimenta, sombra no verão, calor no inverno e beleza o ano todo. Elas eram abordadas com reverência pelos povos antigos, pois eram obviamente entidades vivas gigantescas, imbuídas de espírito.

A árvore da vida dos mitos nórdicos era um freixo chamado Yggdrasil que significa Cavalo Terrível ou o Cavalo de Ygg (o Ogre), porque Odin cavalgou nele para a morte. Como eixo do mundo, suas raízes sustentavam a terra, seu tronco passava pelo centro do mundo, seus galhos se estendiam sobre o céu, enfeitados com estrelas.

Uma poderosa serpente rói continuamente na árvore. Quando ela tiver sucesso, será o fim dos tempos, pois toda a estrutura e todos os mundos que ela sustenta caíram.

 

IMG_5172 (1024x686)

 

Após expor o texto na lousa, as crianças realizaram as marcações nas palavras e explicaram o porquê. Uma após outra, a educadora fez questionamentos de forma a estimular que novas visões do significado fossem assimiladas, e assim novas palavras marcadas. Ela também exibiu uma imagem que compõe o mito, e pediu para que, baseado no texto, eles explicassem o que significa. Além disso, cada um recebeu o texto impresso, em que também fizeram as suas marcações.

 

IMG_5210 (1024x708)

IMG_5278 (1024x993)

IMG_5220 (1024x714)
Professores das outras turmas tiraram dúvidas sobre o método, que será replicado por eles.

Por fim, a educadora fez uma explanação sobre o texto, discorrendo sobre a importância da árvore na cultura nórdica e na atualidade, o que é um mito e sua construção histórica, e para finalizar deixou que os alunos falassem sobre o tema.

 

Metodologia premiada

A Descoberta da Língua Escrita é uma pedagogia premiada em função tanto dos seus resultados, quanto da forma como foi desenvolvida. Tendo como reconhecimento mais recente o Prêmio Criança – Fundação Abrinq em 2016.

 

Quem é Élie

Élie Bajard é francês radicado no Brasil, tem experiência em lecionar na França, Argélia e Marrocos, e foi pioneiro no Brasil com a criação do Projeto Pró-Leitura, implantado em doze estados, em parceria com o Ministério da Educação. Além disso, foi professor da Universidade de São Paulo e escreveu cinco livros sobre o tema da leitura.

Artigo anteriorEnergia do Bem: Eletropaulo faz ação de voluntariado no Projeto ArrastãoPróximo artigo Alunos que passaram pelo Arrastart estão na final do Pense Grande

Posts recentes

  • Arrastão pela Paz: um passo fundamental na proteção da infância e adolescência.
  • Mentoria para Jovens: Transformando Vidas e Conectando Futuros
  • Projeto de Educação Ambiental Capacita Adolescentes e engaja a comunidade.

Categorias

  • Notícias
  • Sem categoria
  • Uncategorized

Tags

adolescente adolescentes Arrastart Arte Ação Social brasil campo limpo CCA centro de juventude CJ Comunidade Corrida Corrida Pela Cidadania covid-19 crianças Cultura curso Diversidade Doação ECA educacao empreendedorismo Esporte Gastronomia Inovação institucional jovens Juventude leitura Meio Ambiente Modo de Preparo Negócios ong periferia Pitch Projeto Arrastao Quartier Des Arts Receita Rede Praça Sabores e Conexoes Sao Paulo saude tecnologia voluntariado Voluntariado Corporativo
PROJETO ARRASTÃO - Desenvolvido por Webba Desenvolvimento
  • Doe Agora