Há dois meses crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo Projeto Arrastão treinam para a competição
A 17ª Corrida Pela Cidadania marca mais uma iniciativa de desenvolvimento social e incentivo ao esporte do Projeto Arrastão. O histórico de formação de atletas desde a mais tenra idade se perpetua com o treino para a competição, que será no próximo dia 8 de dezembro, no Estádio do Pacaembu e tem toda sua renda revertida para programas sociais e educacionais para crianças, adolescentes e jovens do Campo Limpo, periferia da zona sul e São Paulo.
São 25 educandos de 6 a 11 anos e 16 a 18 anos que estão treinando há cerca de 2 meses e meio para as provas, que são de 50m a 300m infantil e de 3k caminhada e 6k de corrida para adultos.
Para as crianças e adolescentes, os treinos são realizados nas aulas de esportes através de brincadeiras, como corridas lúdicas em equipes, pega-pega, esconde-esconde, queimada, entre outros jogos. Com isso eles se divertem praticando um esporte.
Para a jovem Kaylane de 15 anos, a participação na Corrida Infantil abriu o horizonte do esporte “Quando era pequena participei da corrida das crianças e adorei. Por isso quis me inscrever para participar da Corrida Adulta”, diz Kaylane. Participando pela primeira vez da categoria de adultos, ela é a única representante feminina da turma de jovens que participarão da prova de 6 quilômetros.
Para os jovens, os treinos são realizados fora dos horários de aula, em um período total de 20 minutos. No início eles trabalharam exercícios de fortalecimento, com trajetos de caminhada e corrida leve. Mais próximos da corrida, começaram a trabalhar tiros, que são arrancadas rápidas. Na reta final, eles vão sair do Projeto Arrastão e realizar os treinos na pista de atletismo do CEU Campo Limpo.
Excelente oportunidade para Paulo, também de 15 anos, que já gostava de praticar o esporte pelo bairro: “Eu já corria com meu cachorro pelo bairro. Então gostei muito quando apareceu a chance de participar de uma corrida de verdade”, afirma Paulo.
“A nossa história está ligada a formação de jovens e ao esporte. A Corrida Pela Cidadania é prova disso e os resultados que nossos educandos alcançam também”, aponta a diretora do Projeto Arrastão, Selma Bertagnolli. “Além de incentivar a prática esportiva, é uma oportunidade para eles conhecerem a área e sonharem em segui-la”.
Exemplo maior da história de formação de jovens atletas do Projeto Arrastão é a vencedora das últimas duas edições da prova feminina da Corrida Pela Cidadania, Joice Santos, que foi educanda na organização e hoje atua como corredora profissional e é integrante do seleto grupo de atletas maratonistas do país.
“Eu acho maravilhoso ter me tornado referência para os jovens. Falo sempre para eles que todo sonho tem sim como se realizar, independente do sonho que você tenha. Se você realmente acredita nele, ele se realiza, e eu sou uma prova viva disso”, disse Joice após a vitória na 16ª Corrida Pela Cidadania.