Segunda turma do curso procura soluções gastronômicas para problemas locais
Começou no último dia 21 de julho a segunda turma do curso Sabores e Conexões, realizado pelo Projeto Arrastão e Fundação Cargill, e ao longo de quase um mês de trabalho, eles encontraram na inovação o norte para desenvolver nos próximos quatro meses de formação, com o objetivo de encontrar soluções para problemas alimentares da sua comunidade.
Nesta turma, cerca de 40 alunos têm aulas de empreendedorismo, focado em gestão de negócios e inovação, e de gastronomia, voltada para o aprendizado de pratos que supram demandas alimentares identificadas na região e que sejam mais inovadoras.
A ferramenta encontrada para esse trabalho é o design thinking, abordagem de trabalho que procura colaborativamente mapear experiências, pensamentos e processos a fim de que se tenha uma ampla visão de problemas e oportunidades, com isso, gerar soluções co-criadas pelos participantes.
“Neste modelo, as soluções só são criadas após um processo mais consistente de identificação das necessidades e problemas presentes na região, referente à alimentação saudável, sustentável, segura e acessível”, aponta o coordenador do núcleo de empreendedorismo e inovação do Projeto Arrastão, Henrique Heder.
A partir da identificação dos problemas e propostas de soluções, haverá uma validação junto ao público alvo da iniciativa, a fim de prototipar a ideia e identificar pontos de melhorias. Com isso, aumenta a sua efetividade na cadeia de produção de alimentos com maior grau de inovação.
Por fim, os alunos vão validar as suas propostas junto a uma banca de jurados, no chamado “pitch” ou apresentação. Eles terão um tempo definido para apresentar a sua proposta inovadora, os impactos que terá na comunidade, a sustentabilidade do projeto e como será aplicado.
“Ao fim, vamos comparar os resultados finais das duas turmas e verificar os ganhos de conhecimentos, práticas e atitudes apresentadas pelos alunos. Aprendemos neste processo que a inovação precisa ser “provocada”’, pontua Heder.