No último dia 25 de novembro aconteceu no Projeto Arrastão a Mostra Cultural 2023. Com o tema “A arte é a nossa história”, o evento trouxe para os espaços da organização a importância das expressões artísticas de múltiplos modos para o desenvolvimento e a transformação dos nossos educandos. A arte é o princípio e o fim da base educacional do Projeto Arrastão.
O conteúdo apresentado durante a Mostra Cultural mostra por crianças, adolescentes e jovens expressam suas potências desde pequenos, e como essa evolução é percebida através da aplicação de diversas técnicas artísticas.
As instalações se localizavam por diversos espaços do Projeto Arrastão, como pátio, salas, refeitório, mostrando os trabalhos feitos ao longo dos meses pelos educandos. Tivemos também a presença dos empreendedores do Arrastart, núcleo de empreendedorismo e inovação, da área de Gastronomia e Moda, que estavam com a sua tradicional “Feira de Negócios” vendendo seus produtos.
Nos espaços criados pela Educação Infantil, tivemos alguns trabalhos integrativos com o Centro da Juventude, criando espaços interativos, e expondo como as diferentes idades podem trabalhar e criar juntos. Além disso, alguns trabalhos trazem experiências com atividades sensoriais, crucias no desenvolvimento infantil, pois estimulam os sentidos e promovem a cognição dos nossos educandos. Tudo voltado para a importância do brincar, que não apenas proporciona diversão, mas também contribui para o desenvolvimento emocional, social e motor das crianças.
Além disso, todas as turmas de Educação Infantil se apresentaram na quadra do Projeto Arrastão, utilizando mais uma expressão artística: a dança. Oferecendo uma forma expressiva e lúdica de promover habilidades motoras, coordenação e auto expressão, enriquecendo a experiência de aprendizado das crianças. É a oportunidade que os pais dos nossos educandos têm de ver o resultado de um ano de progresso e crescimento dos nossos peixinhos.
No Centro da Criança e do Adolescente (CCA) tivemos a finalização do projeto Orquestra de Sucata, que aconteceu através da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocinado pela Toyota do Brasil. Sob a regência dos educadores de música, Danilo e Elisa, as turmas Azul, Amarelo e Verde fizeram a primeira apresentação, e depois a explosão de cores com as turmas Branca e Vermelha.Com as apresentações, todas as salas do CCA apresentaram as atividades artísticas desenvolvidas neste ano, com variadas técnicas como mosaico, aquarela, pop art, grafite, pintura, 3D, e artistas como Mundano, Aua Mendes, e outros como referências para diversas releituras.
O Centro da Juventude trouxe um mundo de reflexões através das suas obras, na sala Pretas no Poder, além de pinturas em tecido de personalidades negras conhecidas, como Mariele Franco e Marta Souza, em uma parceria com o Centro de Defesa e de Convivência da Mulher Campo Limpo – Mulheres Vivas, os educandos trouxeram dados atualizados, e reais da Violência contra a mulher na comunidade.
Duas salas falaram sobre o passado, o presente e o futuro dos jovens do Centro da Juventude, trazendo uma reflexão sobre quem eles são hoje e o que querem para os próximos anos, em termo de carreira e vida, fazendo um resgate da infância com a pergunta “O que você queria ser quando criança?”.
Os alunos de Gastronomia falaram sobre a importância da mandioca no consumo dos alimentos do nosso dia-a-dia. E a turma de Design e Mídias fez uma exibição dos curtas que produziram ao longo do ano, além de trazer ao vivo, os cenários criados para as animações.
Para finalizar esse dia sensacional, contamos com uma apresentação do Arrasta Lata que animou todos os presentes.
Muito obrigada a cada educador, pelo trabalho feito com os nossos peixinhos, e por trazerem para eles que a arte é nossa história. Essa é uma realidade que fica visível em cada obra exposta pela instituição. Vocês fazem parte desse cardume.