Por conta das mudanças necessárias para conter a disseminação do novo coronavírus, desenvolvemos estratégias para que nossos educandos continuassem o aprendizado à distância.
No dia 23 de março o Projeto Arrastão precisou interromper suas atividades presenciais por conta da necessidade de isolamento social e prevenção a pandemia do novo coronavírus. A partir deste momento, nossa equipe começou a pensar maneiras para que nossos educandos não ficassem desamparados durante as medidas de quarentena estabelecidas pelos órgãos de saúde.
Desenvolvemos junto aos nossos educadores estratégias para continuar contribuindo com a formação cidadã de nossos educandos, utilizando as tecnologias disponíveis como ferramenta. O método utilizado para realizar este trabalho tem sido diferente dependendo da faixa etária.
Para os educandos de 1 a 14 anos, o contato tem sido feito através dos pais e responsáveis. Eles recebem pelo celular, via WhatsApp, atividades para realizar com os pequenos ao longo da semana. Fotos, áudios e vídeos apresentam o resultado do que foi desenvolvido em casa. Recentemente, uma plataforma digital foi disponibilizada pela Secretaria de Educação e começou a ser utilizada com os pais de crianças que participam da Educação Infantil. Nos últimos dias, iniciamos a migração do conteúdo produzido para esta plataforma.
Pedro Henrique, 12 anos, é um dos educandos do nosso Centro da Criança e do Adolescente, ele ficou muito feliz quando iniciaram as atividades à distância, pois, desde que foi necessário iniciar o isolamento social, ele estava sem atividade e rotina alguma. Segundo ele, “estar em quarentena não estava sendo fácil, porque a única coisa que eu fazia era ficar vendo TV deitado no sofá”. Desde que Pedro Henrique começou a receber isso mudou: “agora que as atividades chegaram, eu estou levantando do sofá para realizá-las com minha família e isso está nos unido mais”, completa.
Para Roberta, mãe da pequena Helena de apenas 2 anos, “as atividades enviadas pelas professoras da Educação Infantil têm auxiliado muito neste momento de angústias e incertezas”. Sua filha espera ansiosa para descobrir qual será a próxima atividade e ao fim do dia mostra animada o resultado para o pai quando este chega do trabalho. “Quando realizamos juntas as tarefas enviadas pelo Projeto Arrastão, esquecemos um pouco tudo de ruim que está acontecendo”, finaliza.
A partir dos 15 anos, o contato tem sido feito diretamente com os educandos que continuam adquirindo conhecimentos importantes para a vida pessoal e para o mundo do trabalho. Nossa juventude está participando de oficinas online com voluntários que trazem novos conhecimentos em diversas áreas, como a oficina de redação com o jornalista Alessandro Pineso, e a mentoria desenvolvida pela empresa FESA Group.
Além das oficinas com voluntários, desde o início da suspensão das atividades presenciais, os educandos de nosso Centro para Juventude receberam diversas propostas de cursos EAD, pesquisadas pelos educadores em plataformas gratuitas, para continuarem sua formação à distância. O acompanhamento do progresso nos cursos tem sido realizado pela equipe pedagógica do Projeto Arrastão.
Para Leila, educadora do Centro para Juventude, este tem sido um momento de aprender uma nova dinâmica de ensinar. “Foi preciso pesquisar quais ferramentas poderíamos utilizar para alcançar o maior número de jovens”. Também tem sido uma oportunidade para que os jovens tenham contato com novas relações de trabalho, principalmente com o teletrabalho ou home office. Segundo a educadora, “os jovens estão percebendo que é possível trabalhar de casa”, e acrescenta, “temos jovens que foram contratados recentemente e já estão vivenciando esta experiência do home office”.