
Potencializar o aprendizado não é uma tarefa fácil, mas é um dos principais objetivos do ensino híbrido. O modelo tradicional de ensino, devido a pandemia da COVID – 19, precisou passar por uma rápida adaptação e implementação de técnicas e metodologias inovadoras ligadas à tecnologia para que todos pudessem continuar com acesso à educação de qualidade.
Em 2020, precisamos interromper as atividades presenciais por conta da necessidade de isolamento social e prevenção a pandemia, então nossa equipe começou a pensar maneiras para que nossos educandos não ficassem desamparados durante as medidas de quarentena estabelecidas pelos órgãos de saúde, logo surgiram várias ideias: começamos a enviar conteúdos em vídeo, por grupos de WhatsApp e em alguns momentos os pais e responsáveis vinham até a organização retirar materiais para que todos pudessem realizar as tarefas (Educação à distância: uma necessidade em tempos de pandemia da COVID-19).
Agora em 2021, pudemos retomar com atendimento de 35% da capacidade de atendidos, para que todos se mantenham de forma segura e dentro das normas e regras sugeridas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), por isso nos vimos em frente a um novo desafio que seria integrar quem estava presencial com quem estava on line, interligar essa turma e fazer com que todos tivessem acesso ao mesmo conteúdo, ao mesmo tempo, e foi com essa proposta que conseguimos conquistar as salas hibridas, tornando isso possível.
“O ensino hibrido é desafiador, pois é totalmente diferente de tudo que já vivemos até hoje. Mas é um desafio que me deixa segura, por saber que minha filha está tendo as aulas, continua sendo orientada, tendo os trabalhos que ela teria e estando segura em casa. Agradeço muito essa oportunidade dela poder voltar a ter esse contato, mesmo que on line, com a turma e o educador…” Macilene Lima Silva de Jesus mãe educanda Jennifer Silva de Jesus
“Os alunos estão participando e respondendo positivamente aos conteudos…” Luiz Simões educador CCA – Centro da Criança e do Adolescente
“Eu prefiro vir para o Projeto Arrastão e ter as aulas presenciais, por que a conexão de casa não é boa!” Yasmin Oliveira
Com o apoio dos doadores Instituto Credit Suisse, Sealand, ClubSaúde, BenCorp Família Chicani, Angeles de Magalhães e Fernanda Magalhães Lutfalla conseguimos comprar os equipamentos para adaptar as salas, estruturar a internet da organização para essa nova modalidade e com parte da verba, compramos tablets e chips de telefonia móvel que, muito em breve, serão distribuídos para os educandos que não tem condições e ferramentas para acesso.
A adaptação dos jovens de baixa renda a essa nova realidade apresentada durante a pandemia é crucial para o desenvolvimento profissional deles e de suas comunidades. As iniciativas que apoiam o acesso e o desenvolvimento de tecnologias, assim como o acesso a cursos gratuitos on-line ou cursos híbridos como o que ministramos em junho deste ano encurta distâncias e mantem as portas abertas para o conhecimento continuo, o acesso ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento da nova mentalidade do trabalho remoto que foi antecipada pelas circunstâncias. Nós estamos totalmente comprometidos com esse desenvolvimento, seja ele, presencial, híbrido ou 100% on-line. Vamos Juntos! Viviane Rodrigues – SeaLand Area Head – East Coast South América
Texto: Thamara Miranda