Empreendedores do Arrastão visitaram centros gastronômicos para apreender novas técnicas
Os empreendedores do curso Sabores e Conexões, realizado pelo Projeto Arrastão em parceria com a Fundação Cargill, foram às ruas de São Paulo para conhecer o mercado de gastronomia, com foco em fornecedores e clientes. Estas informações fazem parte do plano de negócios que os alunos estão construindo para o evento final do projeto.
Para isso, quatro equipes de alunos, se dividiram e foram visitar dois dos principais centros gastronômicos da cidade, a zona cerealista, no Centro, e ao CEAGESP, maior centro comercial de venda de alimentos da América Latina, na zona Oeste.
Outras quatro equipes se dividiram e tiveram foco na pesquisa de produtores e distribuidores de produtos orgânicos: Dedo Verde e Coletivo da Roça. Estas iniciativas inovadoras foram construídas nas periferias da zona sul da cidade. É o caso da distribuidora de alimentos saudáveis, Coletivo da Roça, localizada num bairro do Município vizinho de São Lourenço, que oferece frutas, legumes orgânicos entre outros produtos para a cidade.
O Coletivo Dedo Verde busca, através da vivência coletiva a da experimentação de novas formas de produção de alimentos saudáveis e acessíveis para a região.
Troca de experiências e projeto
As saídas têm o objetivo de conhecer novas experiências e, a partir dela, criar referências inovadoras para a construção do próprio empreendimento e para futuros negócios. Para isso, os alunos do Sabores e Conexões entrevistaram os empreendedores, produtores locais, funcionários e consumidores.
A visita técnica levantou informações e registrou imagens para compreender as motivações, hábitos, procedimentos e preferências e exigências do mercado. As questões foram em torno de qual segmento de mercado atendem, como funcionam as entregas, os prazos, as formas de pagamento, entre outros elementos essenciais em um negócio desse segmento.
O registro das imagens e a sua organização é fundamental no processo criativo dos empreendedores. Este conhecimento e habilidade será importante na realização da feira de gastronomia. Na qual terão que construir e executar um plano de comunicação para mobilizar os clientes.
O próximo passo será reunir todo o material coletado, compartilhar entre as equipes, avaliar as informações relevantes e sistematizar os procedimentos para o plano de negócio.
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