Em parceria com Woman for Woman, a ONG já distribuiu aproximadamente 2.000 pacotes de absorventes para jovens da periferia de São Paulo

O Projeto Arrastão, junto à iniciativa Woman for Woman distribui mensalmente 280 pacotes de absorventes para as 137 educandas adolescentes da ONG em idade menstrual. A parceria começou em julho de 2020 e, desde então, já foram doadas 1.960 unidades.
Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU), considerou que o acesso a produtos de higiene menstrual às mulheres é uma questão de saúde pública e de direitos humanos. Com a distribuição desses produtos, as alunas do Projeto Arrastão conseguem ter direito a esses elementos essenciais.
“O absorvente é um item básico utilizado por nós mulheres. Com a pandemia, a doação de absorventes, fornecida pelo Projeto Arrastão, ajudou muito a nossa família e colaborou com o orçamento da nossa casa. Gratidão a todos pela iniciativa”, afirma Melissa Hanielli, de 11 anos, uma das alunas da ONG.
O Woman for Woman surge a partir da necessidade de distribuição de absorventes e kits de higiene básica a jovens em situação de vulnerabilidade social. Segundo dados divulgados por uma marca de absorventes que é referência no mercado, no Brasil cerca de 22% das meninas de 12 a 14 anos não têm acesso a produtos higiênicos adequados durante o período menstrual. A porcentagem sobe para 26% entre as adolescentes de 15 a 17 anos.
O projeto é composto por jovens da periferia da Zona Sul de São Paulo, com o objetivo de auxiliar meninas que vivem na região. Além disso, a iniciativa busca disseminar o conhecimento sobre educação menstrual e sexual para mulheres.
“Definimos que a doação dos absorventes seria para pessoas que vivem em vulnerabilidade social, que vivenciam a pobreza menstrual. Pensando nisso, entramos em contato com o Arrastão, primeiro local em que distribuímos absorventes”, afirma Giovanna Ferreira, estudante de Serviço Social e uma das fundadoras do projeto.
Conheça mais sobre o projeto Woman for Woman no Instagram: https://www.instagram.com/womanforw/
Voluntária: Bianca Barbosa