O objetivo da atividade foi esclarecer a comunidade sobre a importância do ECA para a garantia de direitos de crianças e adolescentes no país.

Uma vez no mês, os educandos do Projeto Arrastão saem às ruas para conscientizar a população sobre assuntos importantes que envolvem a vida de crianças, adolescentes e jovens. Essa atividade chama-se Rede Praça e mobiliza todas as áreas de nossa organização. O objetivo é convidar a comunidade a refletir sobre temas importantes relevantes na atualidade que têm impacto na vida de todos.
A última edição do Rede Praça teve como tema o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), norma que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Todos levaram trabalhos produzidos nas aulas em uma caminhada que circulou o bairro e terminou na Praça do Campo Limpo. Na praça, o microfone ficou aberto para que todos expressassem suas opiniões sobre o tema.
Vanderson, educando de nosso Centro da Criança e do Adolescente (CCA), foi quem representou sua turma. Ele falou para o público presente na praça sobre a importância do ECA. Ele acha que o Rede Praça é uma atividade muito importante, pois ele e seus colegas pesquisam sobre o tema e discutem na turma antes de sair às ruas para conscientizar a comunidade. Para ele, falar sobre o ECA é necessário pois “através dele as crianças podem saber quais são seus direitos”.
O ECA tem 29 anos de existência e orientação sobre os direitos de crianças e adolescentes no país. Porém, mesmo tendo quase três décadas de existência, sua aplicação ainda enfrenta desafios e muitos direitos ainda são desrespeitados, prejudicando o conceito de proteção integral que o estatuto prevê. Por esse motivo, atividades como o Rede Praça são de extrema importância para que a população tenha maior compreensão sobre quais são os direitos de nossos pequenos.
Para a Adriana Trindade, educadora de uma das turmas de Educação Infantil do Projeto Arrastão, “é preciso que a consciência sobre direitos e deveres inicie logo na primeira infância”. Segundo ela, o Rede Praça é uma oportunidade de trabalhar o assunto com as crianças e nesta edição, tratar do ECA foi uma forma lúdica de estimular que os pequenos levem este assunto para o seio familiar.
Confira as fotos do dia na página do Projeto Arrastão no Facebook.