Treinamento sobre atendimento ao cliente desenvolvido por voluntários da Sealand foi premiado como uma parceria comunitária de excelência.

O desemprego entre os jovens é um grande desafio atualmente. Ironicamente, muitas empresas não conseguem encontrar pessoas qualificadas para ocupar vagas disponíveis devido à falta de habilidades exigidas para o cargo. Pensando neste desafio, a Sealand Américas, empresa do setor logístico, tem trabalhado junto ao Projeto Arrastão para oferecer aos jovens a formação necessária para ocupar vagas ociosas em grandes empresas.
Recentemente, a ação de voluntariado corporativo da Sealand recebeu um grande reconhecimento: o Prêmio Communitas para Excelência em Serviço Comunitário 2019. O programa de treinamento para atendimento ao cliente desenvolvido por voluntários da empresa ganhou na categoria “Parceria Comunitária”, que premia ações relacionadas ao apoio a atividades comunitárias que envolvam a participação de funcionários.
A parceria entre Sealand e Projeto Arrastão acontece em diferentes programas que incluem elementos sociais, vocacionais e educacionais baseados na inserção de jovens da região do Campo Limpo no mercado de trabalho. Como parte dessa colaboração, empregados da Sealand (Sealanders) desenvolveram um programa de treinamento para atendimento ao cliente com o objetivo de ajudar a juventude a se preparar para a colocação no mercado de trabalho.
O programa de treinamento foi planejado e desenvolvido por voluntários da Sealand que são representantes de suporte ao cliente da Sealand América no Brasil. Com eles, nossos educandos foram treinados reconhecer os benefícios de ouvir, analisar e tomar decisões baseadas em informações que assegurem o potencial do negócio e o relacionamento com os clientes.
O programa forneceu aos jovens do Projeto Arrastão as competências necessárias para resolução de problemas de forma proativa no ambiente de negócios. Para Hugo, coordenador do Centro de Juventude do Projeto Arrastão, a ação da Sealand “fortaleceu os jovens, no sentido de oferecer ferramentas que possibilitem mais segurança na busca de oportunidades no mercado de trabalho”.
Maria foi uma das beneficiadas com o treinamento. Ela agora se sente mais preparada para trabalhar com atendimento a clientes e resolução de problemas. Para ela, “é possível utilizar esses conhecimentos em outras áreas além do call center”. João Pedro também participou da formação. Uma das partes que ele mais gostou foi a visita ao porto de Santos, pois “todos puderam conhecer de perto como funciona uma empresa logística”. Para ele, a experiência foi marcante, pois ele nunca tinha conhecido um porto antes.
Uma consequência imediata do treinamento de atendimento ao cliente foi a introdução de um programa de aprendizes de 3 anos de duração para dois jovens participantes. Eles já estão contratados pela Sealand Américas. O primeiro ano é dedicado ao treinamento para o atendimento ao cliente, o segundo para vendas e o terceiro para gerenciamento de produto. Sealand Américas também está oferecendo aulas de inglês para os aprendizes e cobrindo suas despesas com educação universitária.
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/roi-customer-service-training-program-sabrina-el-chibini/