Trabalho visa inserir ferramentas do laboratório maker Arrastão no processo pedagógico dos educadores
O projeto Periferia Criativa Arrastart nasceu com a proposta de formar educandos e educadores em softwares e máquinas do laboratório maker do Projeto Arrastão, com o objetivo de ajudá-los na construção de soluções de impacto social, empreendedorismo e uso de tecnologias.
Entretanto, com a pandemia decorrente do novo coronavírus, esse curso teve que ser adaptado para formar com singularidade os educadores do nosso Centro da Criança e do Adolescente e do Centro para Juventude.
“Agora, em fase final, estamos trabalhando com os educadores para multiplicar com os adolescentes os projetos de educação criativa. Para que eles desenvolvam jornadas de criação de soluções, simultaneamente com o início da criação de competências para o primeiro emprego. Futuramente eles precisarão das competências de trabalho em equipe, criatividade e comunicação”, explica Henrique Heder, coordenador pedagógico do Arrastart.
Em nosso Laboratório Maker os professores aprenderam a usar todas as tecnologias que temos disponíveis para a fabricação digital. As atividades preparadas proporcionarão aos pedagogos a oportunidade de materializar ideias que auxiliarão no desenvolvimento de suas tarefas com os estudantes, quando voltarem as atividades presenciais.
“Eles aprenderam a trabalhar com os softwares necessários para operar as máquinas. Depois de se apropriar deles ensinamos a usar a máquina de corte a laser e impressão 3D. Assim, eles terão maior autonomia para criar seus próprios materiais pedagógicos, projetos e ideias. E, trabalhar com os educandos de forma mais criativa e mais legal.” conta Edison Cabeza, educador responsável pelas atividades do Periferia Criativa.
Contudo, esse curso encerrou-se em novembro de 2020 e será multiplicado a partir do ano que vem nas próximas turmas. O Periferia Criativa tem o apoio do Instituto Embraer e ajudou o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Projeto Arrastão a criar talentos para o mundo do trabalho, carreiras e cidadania.
Por que educar com criatividade?
Os professores cada vez mais são “chamados” a reinventarem os seus processos pedagógicos para captarem o interesse dos educandos. Portanto, a criatividade se torna peça-chave por contribuir com a construção do conhecimento. E, somado à apropriação das ferramentas tecnológicas podem gerar aulas integradas, desafiantes e participativas. E assim, captar a atenção dos jovens para aprender num formato não habitual, mas extremamente atraente e eficaz.