Curso Sabores e Conexões ensina pessoas de todas as idades a investir na área

Crise! Crise! Crise! A todo momento, em todos os lugares, parece se ouvir somente uma coisa: crise! Com isso, a necessidade de se renovar e procurar novos horizontes aumenta, e oportunidades aparecem para quem não tem tempo a perder.
Por isso o curso Sabores e Conexões, realizado pelo Projeto Arrastão em parceria com a Fundação Cargill, nasceu e vem abrindo um mar de possibilidades para 80 pessoas, na região do Campo Limpo, em São Paulo.
“Eu quero ter meu próprio negócio no ramo de alimentos saudáveis. O mercado está muito difícil, muito concorrido, e essa é uma possibilidade que o Arrastão e a Fundação Cargill está dando para nós”, afirma a aluna do curso, Lídia de Sousa, que atualmente é vendedora de produtos naturais.

O projeto oferece um conjunto de informações e práticas básicas de preparação de alimentos e gestão de negócios, com o objetivo de capacitar os alunos a produzirem receitas de rápida preparação, saudáveis e acessíveis. Eles desenvolvam simultaneamente modelos de pequenos negócios para comercialização e sustentabilidade das famílias envolvidas no projeto.
Com isso, contribuímos para impactar em duas camadas: tanto na qualidade de vida dos beneficiários do curso, quanto na articulação de uma rede de negócios locais, que terá influência em toda a região.

“Essa é uma oportunidade única. O campo da gastronomia hoje é muito promissor, e o Arrastão e a Fundação Cargill estão de parabéns por oferecer o privilégio de fazer parte desse curso”, aponta o educador de gastronomia, Braúlio da Silva Filho.
Como estão os Sabores?

Iniciado no último dia 24/02, o curso dividiu os 38 participantes da 1ª turma em duas turmas, em que cada uma passa pelas aulas de gastronomia e de empreendedorismo.
Em gastronomia, eles estão produzindo o chamado kit festa, que incluem uma série de receitas salgados, doces e bebidas saudáveis, como pastéis, coxinhas, bolo de pote, produzido na última aula, 10/03.
Já na parte de empreendedorismo, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, planejamento, organização e controle financeiro foram algumas das pautas abordadas em sala de aula através de dinâmicas e desafios.

“Aqui a gente fala sobre diversos assuntos, fala sobre empreendedorismo, união, planejar, são vários cases e atividades que fazemos que nos fazem pensar ainda mais sobre o nosso negócio”, conta o aluno Diego Barros.
O curso tem duração de cinco meses e se repetirá no segundo semestre para uma nova turma. Ao final os alunos terão o desafio de organizar uma feira gastronômica aberta para toda a comunidade. Eles terão que organizar cada etapa do processo, desde a produção dos alimentos, até a comunicação e divulgação do evento.