Em seu 49º aniversário, comemoração levou diversos serviços à população do bairro

O Projeto Arrastão completou 49 anos de existência no último dia 7 de agosto, uma história que começou no ano de 1968, no bairro do Campo Limpo, São Paulo, em que permanece até hoje. A festa para comemorar esse grande feito aconteceu no sábado, 12/08, e teve a cara do Projeto Arrastão: diversos serviços para a comunidade, muitas atividades culturais e de entretenimento, completamente gratuitas.
Às 9h da manhã, a casa já estava cheia, e a população do bairro tinha à sua disposição limpeza de pele, manicure, maquiadores, exame oftalmológico, aferição de pressão, medição de glicemia, consultoria jurídica, podólogo e agentes do Tribunal Regional Eleitoral para regularização do registro. Cerca de 700 pessoas participaram da ação.

“Comemoramos da forma como sempre vivemos: trabalhando para possibilitar que a população tenha acesso à serviços que estão distantes da sua realidade”, afirma a diretora e funcionária há mais de 30 anos do Projeto Arrastão, Selma Bertagnoli.
Além dos serviços, não poderiam faltar atividades culturais e de entretenimento para comemorar esse grande marco. Todos os programas se mobilizaram em apresentações de dança e música.
O Centro da Educação Infantil (CEI) realizou três apresentações de dança com crianças de 1 a 3 anos voltadas para o lúdico e a cultura popular brasileira, indo dos contos de fadas e bruxas, até o tradicional forró nordestino.
“Eu gosto muito do Arrastão. Meus filhos estudaram aqui, e hoje os meus netos. Faço trabalhos voluntários aqui, porque também quero ajudar. Parabéns Arrastão pelo dia de hoje, está sendo muito importante para todo mundo”, disse a mãe Domingas Chaves.
O Centro da Criança e Adolescente (CCA) trouxe o reconhecido grupo Arrasta Lata, que utiliza materiais reciclados para fazer percussão, e também o coral de libras, que cantou a música “Fico Assim Sem Você”, utilizando a linguagem para traduzi-la para surdo-mudos.
O Programa da Juventude animou a galera com a oficina de dança da educadora Leila, que utiliza o som e os passos do break dance. Na mesma linha, o coletivo de dança ‘Diversidade’ fez uma apresentação com passos mais avançados, utilizando referências de diversos estilos.
“Minha filha está desde os dois anos aqui. Quando ela entrou, tinha muitos problemas e o Arrastão deu muito apoio, com atenção, amor e cuidados. Então o Arrastão foi um presente de Deus para a gente. Hoje ela está com 15 anos e ainda faz parte do Projeto”, disse a mãe Liamar.
Não poderia faltar a marca do Arrastão que é o trabalho voluntário, por isso tivemos pessoas atuando em todas as áreas, tanto na prestação de serviços como realizando inscrições e orientando a população. Também tivemos a parte corporativa com o Instituto Credit Suisse, que disponibilizou um grupo de 10 pessoas que ajudaram desde a organização de barracas com brincadeiras, até na mediação de leitura para crianças.
Para fechar a comemoração, o cantor sertanejo De Lukka Jr. cantou na quadra, fazendo o público dançar até o último minuto de festa. O músico foi apresentado pela diretora Selma Bertagnoli, e pelos fundadores Paulo Masagão e Carol’Ann Masagão.
Parabéns Projeto Arrastão!
Confira aqui a galeria completa de fotos.
