A receita que nossos educandos do curso de gastronomia, que aconteceu dentro do Programa de Formação de Jovens do Projeto Arrastão, é a de Frango com Quiabo e Angu, um prato típico do Brasil, mais especificamente do estado de Minas Gerais. Confira a receita e o modo de preparo:
Ingredientes
– 1/2 unidade de frango cortado nas juntas
– Limão q.b.
– Sal q.b.
– 2 dentes de alho amassados
– 1 folha de louro
– Pimenta cumari em conserva q.b.
– Colorífico q.b.
– 200g de quiabo
– Vinagre de vinho branco q.b.
– Óleo q.b.
– 100g de cebola picada em cubos pequenos
– Água q.b.
– Salsa q.b.
– Cebolinha q.b.
– Cerca de 1/2 xícara de chá de fubá e milho
– Cerca de 300 ml de água
Modo de preparo
– Lave bem o limão com água e limão. Seque e tempere com sal, alho, louro, pimenta e colorífico. Reserve. Lave e corte os quiabos em rodelas de 3 cm. Respingue vinagre e sal sobre eles e mantenha-os em uma peneira.
– Doure o frango em óleo quente. Junte a cebola picada e refogue mais um pouco. Vá pingando água para que o frango doure e cozinhe ao mesmo tempo. Quando o frango estiver macio, certifique-se de que tenha acumulado um molho dourado para que nele sejam cozidos quiabos.
– Enxague bem os quiabos com água. Junte-os ao frango e deixe que cozinhem al dente (pingue água quente, se necessário). Respingue algumas gotas de limão no preparado caso o quiabo solte muita baba. Sirva salpicado com salsa e a cebolinha sobre uma cama de angu.
– Para fazer o angu, deixe o fubá de milho de molho na água fria por cerca de 30 minutos (com água suficiente para desmanchá-lo). Prepare uma panela com água fervente, abaixe o fogo e, em seguida, despeje devagar o fubá que ficou de molho junto com a água, mexendo sempre para que cozinhe e não empelote. A consistência deverá ser bem alongada.