No Projeto Arrastão trabalhar arte com os educandos é uma forma de impactar e transformar nossos espaços e, ao mesmo tempo, melhorar seu potencial e estimular reflexões sobre temas importantes.
Essa foi a ideia do educador Agenor ao trazer para os jovens do Centro da Juventude o estudo das obras do artista britânico Banksy, e depois propor a releitura de algumas criações dele. O resultado foi uma belíssima exposição de arte instalada no corredor do Centro da Juventude. As produções retratam as visões de mundo e reflexões sobre a sociedade em que vivemos, a partir do protagonismo juvenil dos nossos educandos.
“Eu trouxe para o Centro da Juventude para que eles pudessem conhecer um pouco de arte urbana e ao mesmo tempo que está acontecendo também a exposição lá no Shopping Eldorado e nem todos podem ter acesso. Decidi trabalhar um pouco sobre a arte urbana, estêncil e grafite e ao mesmo tempo. As técnicas foram bem aplicadas, eles conseguiram desenvolver bem, até porque já trazem um pouco de conhecimento do grafite, por conhecerem alguns grafiteiros do bairro. A conclusão foi muito bacana, pois apesar deles não conhecerem o Banksy, eles tiveram muita facilidade de produzir a partir do grafite. ”, contou o educador Agenor, idealizador da exposição.
Uma das obras mais marcantes da exposição é uma instalação feita a partir de objetos descartáveis, como tampas plásticas e isopor, questionando a relação do ser humano com a natureza e os animais. Mais do que uma exposição de arte, a coletânea é uma oportunidade de reflexão e diálogo sobre os problemas sociais que afetam a cidade e o mundo em que vivemos.
O educando Vinícius Correia, do Ciclo 1, foi um dos jovens a participar do processo de produção e montagem dos quadros e falou um pouco sobre a experiência do trabalho com esse artista. “Foi muito legal, porque foi uma experiência nova para mim. Eu gostei do Banksy porque as artes dele sempre vêm com uma crítica, e dá para ver nitidamente quais são as críticas que ele faz. Foi uma experiência muito bacana ajudar na montagem e fazer o desenho. A minha obra está na exposição e para mim é uma das mais bonitas”.
The Art Of Banksy “Without Limits” fica em cartaz até o dia 30 de abril no Shopping Eldorado em São Paulo.