18 de maio é a data do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, oficializado no ano 2000 com a lei federal 9.970/00. Diante da importância deste dia aproveitamos para sensibilizar e orientar os nossos educandos quanto ao tema.
Em sala de aula, os educadores trabalharam com nossas crianças e adolescentes o tema, de forma dinâmica e com a confecção de cartazes e adereços decorativos que estão expostos nas dependências da Organização e foram usados para a edição especial da Rede Praça, que aconteceu no dia 18 de maio de 2023, quinta-feira.
A ação foi realizada pelo Fórum da Criança e do Adolescente do Campo Limpo, na Praça do Campo Limpo, e contou com a fala de abertura do SPVV (Serviço de Proteção às Vítimas de Violência) Capão Redondo e do Conselho Tutelar, além de uma atividade cultural realizada pelo CDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular).
Após as falas iniciais tivemos o tradicional cortejo, que saí pelas ruas do entorno na Praça do Campo Limpo com todos os setores presentes, e foi puxado pelo Arrasta Lata, o grupo de percussão do Projeto Arrastão e que deu a volta na praça juntamente com todos os participantes.
Após o cortejo houve a apresentação musical do Maracatu Capão, uma parceria do CCA (Centro da Criança e do Adolescente) Paróquia Santo Antônio com a Fábrica de Cultura do Capão Redondo, uma intervenção dos jovens do Centro da Juventude e da Turma da Touca e a finalizou com a apresentação musical de membros do SPVV.
Foi muito importante ter a praça cheia de atividades extraordinárias para tratar de um assunto de extrema relevância, pois sabemos que abuso não é brincadeira. Se você identificar uma criança ou adolescente passando por essa situação, denuncie, disque 100.