“Maratona” explora criatividade dos jovens à procura de ideias inovadoras
Neste sábado, 21/09, aconteceu o Hackathon BRF no Projeto Arrastão, com a participação de mais de 100 jovens que pertencem ao Programa de Juventude da organização. O evento é uma maratona que acontece em todo o mundo, em que as pessoas fazem uma imersão para construírem propostas inovadoras de negócios.
O Hackathon BRF integra o projeto Cardume de Chefs, que começou a cerca de um mês, com uma palestra de profissionais da empresa sobre alimentação saudável, sustentabilidade e meio ambiente. O segundo passo foi uma oficina sobre horta urbana e negócios voltados para alimentação saudável com as ONGs Cores e Sabores e Pé de Feijão.
“Estamos trabalhando com muito empenho em nossas ideias, tentando dar vida a elas com a orientação das pessoas que estão nos ajudando”, conta a educanda Suzana. A mentoria do Hackathon foi realizada por especialistas em inovação e tecnologia da empresa Quintessa e pelo grupo de voluntários da BRF.
O Hackathon
A abertura do evento aconteceu às 9h. O apresentador, Daniel Takaki, que possui experiência de mais de 20 anos na criação de pequenos negócios e startups, começou com uma dinâmica, em que pegou palavras aleatórias com os jovens e colocou em um cesto. Dividiu 10 grupos e definiu representantes, que por sua vez, pegaram 3 palavras sorteadas.
O objetivo: com essas 3 palavras, eles deveriam apresentar em 5 minutos propostas de negócios que as contemplem. Todos os grupos conseguiram apresentar propostas. “Se vocês conseguem criar coisas tão legais em 5 minutos, imagine fazer isso a vida toda?”, provocou Takaki. Esse foi o ponto de partida para um dia de intenso trabalho.
A partir disso, os grupos se articularam a partir de ideias próprias, em que trabalharam até o fim do dia. Sem tema definido, as propostas foram diversas, desde higiene canina, maquiagem, site de cultura e alimentação saudável.
Os jovens aprenderam a apresentar o seu projeto durante o pitch, etapa em que os empreendedores mostram seus projetos para uma banca de investidores.
O pitch das propostas de negócio foi para os mentores, voluntários da BRF, educadores do Projeto Arrastão e para os demais educandos. No total, foram 10 propostas, que agora passarão por mais duas oficinas e por fim, no dia 30 de novembro, será apresentada em um novo pitch, dessa vez para investidores e gestores da BRF.
Confira o álbum completo de fotos!
https://www.flickr.com/photos/projetoarrastao/albums/72157689749437706